quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Caixa de Pandora

     A reflexão é uma arte, assim como escrever é um ato de coragem! Viver é uma arte, mas dar sentido a ela é o que considero obra. Somos todos artistas em busca da compreensão dos fatos, das sensações e sentimentos das nossas vidas. 
      A vida de cada um de nós é uma gigantesca caixa de Pandora. Todos nós ganhamos uma de presente ao nascer. Ao crescermos, abrindo-a ou não, todos os nossos medos, temores, aflições, desenganos, decepções, abusos, abandonos, traições começam a imergir. Uns bem lentamente, outros latente. O nosso propósito é encontrar o toque suave, o sopro macio que fará a caixa fechar lentamente.
Porém, depois que descobrimos o que nela havia, nossas vidas mudam radicalmente. A caixa será aberta! Basta saber se nós estaremos preparados para abrirmos a nossa. 
    Eu recebi uma enorme, com um laço imenso, mas delicado. A minha caixa é bem maior do que a média. A cada dia, ao acordar, lembro de vê-la em algum lugar da minha estante. Tento esquecê-la num despiste infantil em acreditar que aquilo não vejo, não pode existir. Tenho uma relação harmônica com ela, desigual, mas em harmonia. Desigual pelo fato que ela abre e me presenteia quando quer, com mais desafios e dores do que com alegrias e amores. Mas credito a ela todo o meu conhecimento e as minhas grandes surpresas também. Penso: se não tivéssemos a nossa caixa de Pandora como compreenderíamos as nossas dores, os outros? Que empatias teríamos? Quais os elos existiriam para este entrelaçamento? 
   Ao abri-la deparo-me com a minha curiosidade, com a disponibilidade em querer entender o caos aparente. Assim pude perceber que podemos controlar nossas reações, mas nunca o que está para acontecer.
   Gosto da minha caixa, nas madrugadas longas de insônia, vasculho a estante procurando encontrá-la. Mas a verdade é que nunca encontro-a fora. Travo uma busca incensante onde sou vencida pelo cansaço e pelas dúvidas que ela provocou. Lentamente organizo, ou não, meu pensamento e escrevo tentando dar uma resposta para ela. A busca sempre fez parte de mim.

Nenhum comentário: